quinta-feira, 24 de maio de 2007

Avenida Brasil

Sim, Cascavel possuiu curvas em uma reta. E não são apenas na Av. Brasil. Vários trechos da cidade com retas, são dotados com os chamados "olhos de gato" no chão para que você faça a curva em plena reta.
É uma das mais belas e espaçosas avenidas do Paraná. Tem uma extensão de 10.200 m, mantendo 70 m de largura. Inicia-se no trevo das rodovias BR 277, BR 467 e BR 369 e atravessa a cidade, passando pelo centro, no sentido Leste-Oeste. Possui canteiros de flores e vasta arborização. Por ser uma espécie nativa da região e incrementar o paisagismo da cidade, a palmeira está presente em alguns trechos da avenida.
Mas como que conseguiram fazer uma Avenida de vias duplas? A Prefeitura estava desapropriando e permutando terrenos quase que por “atacado”. Havia a necessidade de indenizar os proprietários dos imóveis do Patrimônio Velho, surgido em 1936, para determinar o recuo necessário à construção da atual avenida Brasil. Sem a demolição dessas casas antigas, boa parte do grande cartão-postal de Cascavel não poderia ter a atual pista dupla. Houve muita confusão, pois havia proprietários se sentindo prejudicados em trocar terrenos valiosos na principal via pública da cidade terrenos mais afastados ou se recusavam, até ameaçando o uso da força, caso alguém quisesse despejá-los do local. Com muito diálogo, diplomacia e também alguns arranca-rabos finalmente houve o cumprimento da lei e a comissão encarregada de fazer as avaliações foi justa tanto em relação ao interesse do Município quanto dos desapropriados.

Um comentário:

Anônimo disse...

É MUITO INTERESSANTE PODER CONHECER UM POUCO MAIS DA CIDADE DE CASCAVEL E TAMBÉM SABER UM POUCO DA HISTORIA DE COMO TUDO ACONTECEU!!!
BEIJINHOS...